Jogo das fichas – de Leitura
Material:
Papel tamanho sulfite, dobrado em quatro, ficará uma ficha 15 x 7,5 cm.
Marcar
o meio da folha, dobrar as partes para o centro, passar um fiozinho de cola e
prensar.
Para
prensar, junte 50 fichas, envolva em papel e coloque embaixo de um peso por
algumas horas. A ficha ficará perfeita. É bom preparar umas 300 fichas para
serem utilizadas durante o ano.
Observação:
Pode ser papel já usado que tenha um lado branco.
Pode ser papel usado nos dois lados,
porque o pincel atômico vai ficar em realce.
Quanto menos absorvente o papel (mais
liso) absorverá menos a tinta, protegendo o pincel atômico.
Estas
fichas são recomendadas para alunos pré-silábicos, silábicos até silábicos
alfabéticos. Alunos de 4, 5, 6, anos, também para os alunos da segunda série
com dificuldade de aprendizagem, como material de reforço na leitura.
O que
escrever nas fichas?
Como vamos alfabetizar com textos, diariamente, eleger no texto
palavras interessantes e significativas (substantivos comuns) independente da
dificuldade ortográfica.
Quantidade:
Depende da faixa etária.
·
Alunos de 4 anos uma
média de 4 palavras por semana. Com um mês de aula terão 16 fichas memorizadas.
No final do 1º semestre, terão uma média de 60 fichas com palavras diferentes,
nomes de coisas (casa, bola, bicicleta etc.), animais (gato, cachorro, elefante
etc.)
Para
as turmas de 4, 5 e 6 anos sugerimos
vários conjuntos de fichas.
Conjunto com pincel verde, azul, vermelho e preto. A turma de 4 anos Por
exemplo, em um semestre, 60 fichas x 4 cores = 240 fichas.
·
Alunos de 5 anos, 5
fichas por semana.
·
Alunos de 6 e 7 anos 8 palavras por semana, quatro
semanas (um mês) 32 palavras.
Observação:
Os
alunos de 6 e 7 anos com dificuldade de memorização, deverão receber
semanalmente as fichas trabalhadas para jogar em casa (estudar). (mini fichas).
(caixa dos tesouros)
Observação importantíssima: Jamais mandar para casa fichinha de
palavra não estudada suficientemente para o aluno ler autonomamente em casa.
Nossa obrigação é ensinar bem. A obrigação do aluno é aprender bem. Ensinar a
leitura não é tarefa dos pais. A obrigação dos pais é administrar o tempo do
filho fazer sua tarefa, observar a aprendizagem e ensinar guardar e conservar
seus materiais.
Como
jogar?
Individualmente:
Chamar um aluno e contar os acertos na leitura memorizada.
Duplas
ou grupos: Mostrar a ficha quem sabe fala e ganha ponto quem falar primeiro
acertadamente. Ganha o jogo quem fizer mais pontos ( leitura e matemática)
Para
exercitar o raciocínio dos alunos silábicos, no horário de reforço, utilizar as
fichas que os alunos não memorizaram, ou pegar fichas emprestadas de outras
turmas.
Individualmente
ou grupo de até três alunos:
·
Mostrar as fichas,
quem sabe lê e ganha ponto.
As fichas que não forem lidas, serão agrupadas (5) fichas
em frente dos alunos que estão jogando
p i n g u i m
b o l a
p a p a i
m a m ã e
Pergunta-se onde está escrito tubarão? Pelas hipóteses
que os alunos construíram, vão mostrar uma ficha. Pergunta-se então por que
escolheu aquela ficha, tubarão ele poderá responder porque tem o tu, ou porque
tem o ão no final. Este jogo exercita o pensar sobre a escrita. Quem mostrar a
ficha certa, ganha o ponto e a leitura continua. Cada vez que aparece uma palavra
sem acerto, coloca-se no lugar da ficha que saiu, até finalizar as fichas,
depois, contam-se os pontos.
Parece difícil, confeccionar este material, mas pela
dinâmica e pelo jogo, será o material mais disputado pelos alunos, e deverá
estar na sala ao alcance dos alunos. Portanto, vale a pena o trabalho, confira.
Vilhena, novembro/2009
Pró Letramento
Cursista – Maria Salete de Miranda
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