terça-feira, 21 de agosto de 2012

Plano de aula


Plano de aula – 5º ano B – Segunda-feira, 13 de agosto de 2012-08-12
Escola – Hermógenes Roberto de Oliveira – Vilhena – RO
Professora – Maria Salete de Miranda
Disciplina - Língua Portuguesa – Informática e Artes – “interdisciplinar”
Conteúdo – Criação de texto – confecção de um livro de história infantil
Recursos didáticos – Sala de aula, laboratório de informática,Computador, internet, impressora, papel sulfite, televisão, DVD do Pingu, lousa, papel e lápis para rascunho.
Objetivo geral – Criação de texto através do episódio assistido.
Objetivos  específicos
- Exercitar trabalho em grupo
- Oportunizar a experiência de criação de texto e confecção de livrinho
- Exercitar habilidades de informática.
Desenvolvimento:
Utilizaremos duas aulas seguidas.
1 - A primeira, na sala de aula, assistiremos o episódio de cinco minutos,   “O avô de Pingu fica doente” do DVD “Pingu em família”. Tempo – 10’
2 – Discutiremos a compreensão da história e dividiremos em cinco capítulos. Média de um minuto por capítulo. Listaremos os títulos dos capítulos na lousa e sortearemos  os capítulos entre as cinco fileiras de alunos. 10’
3 – Formarão as carteiras em grupos e farão o rascunho do texto. 30’
4  - Os líderes farão a leitura do seu texto para a apreciação da classe. 10’
5 – Na sala de informática, digitarão os textos e colocarão as imagens tiradas do DVD.
6 – Formataremos o livrinho, imprimiremos um exemplar e o postaremos no blogue da classe.
7 – Avaliação da aula. Na volta à sala de aula: Discutiremos como foi a participação dos alunos nos grupos. Cada aluno terá oportunidade de relatar oralmente os pontos positivos ou negativos que enfrentaram durante o trabalho em grupo. E a avaliação do trabalho executado.


 Em virtude da sala de informática estar desativada  por vários motivos, o plano da aula foi modificado para:
a)          -Ao invés de ir para a sala de informática, os alunos passarão a limpo o texto em papel sulfite e  desenharão a ilustração do capítulo. Como não teremos a correção ortográfica, ajudarei a correção nos grupos.
b)          -O s alunos escolherão o melhor desenho para a capa do livro e brochuraremos as páginas.
c)           – A digitação, ilustração, formatação e impressão do livro impresso, ficará para a professora no seu horário de planejamento. Se houver algum aluno capacitado para fazê-lo em casa, será uma ótima opção, e poderá ser editado no blog.

Quem não tem cão, caça com gato.

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